ReutersReuters

Procura de 'chips' IA da Nvidia continua em alta, mas abrandamento de crescimento de vendas preocupa investidores

A Nvidia NVDA previu, na quarta-feira, o crescimento mais lento das suas receitas em sete trimestres, com o fabricante de 'chips' de Inteligência Artificial a não conseguir satisfazer as elevadas expectativas de alguns investidores que fizeram dela a empresa mais valiosa do mundo.

As acções da empresa sediada em Santa Clara, Califórnia, caíram 5% após a publicação dos resultados, mas rapidamente reduziram as perdas para serem negociadas a cair 2,5% após o final do dia. Durante a sessão regular, fecharam a cair 0,8%.

As expectativas eram elevadas antes dos resultados, com as acções da Nvidia a subirem mais de 20% nos últimos dois meses e a atingirem um máximo recorde intradiário na segunda-feira. As acções quase quadruplicaram até agora este ano e aumentaram mais de nove vezes nos últimos dois anos, dando-lhe um valor de mercado de 3,6 milhões de milhões de dólares.

A Nvidia está a meio do lançamento da sua poderosa família Blackwell de 'chips' de Inteligência Artificial, o que irá pesar inicialmente nas margens brutas da empresa, mas melhorará com o tempo.

A nova linha de processadores foi acolhida pelos clientes da Nvidia e a empresa irá exceder as suas projecções iniciais de vários milhares de milhões de dólares em vendas dos processadores no quarto trimestre, disse a CFO, Colette Kress, aos analistas numa conferência, na quarta-feira.

Questionado sobre as notícias divulgadas pelos meios de comunicação social de que um servidor emblemático com refrigeração líquida contendo 72 dos novos 'chips' estava a ter problemas de sobre-aquecimento durante os testes iniciais, o CEO Jensen Huang afirmou que não existem problemas e que clientes como a Microsoft MSFT, a Oracle ORCL e a CoreWeave estão a implementar os sistemas.

"Não há problemas com os nossos sistemas de refrigeração líquida Grace Blackwell", disse Huang à Reuters. "A engenharia não é nada fácil, porque o que estamos a fazer é difícil, mas estamos em boa forma".

Inicialmente, a família de chips Blackwell terá margens brutas na faixa dos baixos 70%, mas aumentará para a faixa dos meados de 70% quando a produção aumentar, disse Kress.

A empresa prevê receitas de 37,5 mil milhões de dólares, mais ou menos 2% para o quarto trimestre face à estimativa média dos analistas de 37,09 mil milhões de dólares, segundo dados compilados pela LSEG.

Embora continue a ser uma taxa de crescimento impressionante graças à enorme procura dos 'chips' da empresa que constituem os cérebros de sistemas complexos de Inteligência Artificial generativa, marca um claro abrandamento face aos trimestres anteriores, quando a Nvidia registou vendas que, pelo menos, duplicaram.

A previsão da Nvidia para o quarto trimestre indicou que o crescimento da receita da empresa desacelerará para cerca de 69,5%, de 94% no terceiro trimestre.

Texto integral em inglês:

ログイン、もしくは永年無料のアカウントを作成して、このニュースを読みましょう

Reutersからその他のニュース

その他のニュース