Gráfico comparativo entre uma média ponderada das principais comódites produzidas pelo Brasil (Soja, Café, Açúcar, Gado, Petróleo e Minério de Ferro; Representados pelos contratos futuros negociados na CBOT, EUA) e o IBOV.

As linhas verticais brancas marcam os principais topos, enquanto que as vermelhas os principais fundos do IBOV ao longo de 2016 até o momento. A Correlação não é perfeita, na medida em que eventos pontuais tomam a atenção dos investidores, como foi o caso da eleição americana em novembro, que provocou um selloff no nosso mercado, enquanto que as comódites dispararam no mesmo período no mercado americano, e outros drivers, como estabilidade política e contas públicas, afetam a confiança no nosso mercado. Mas fica clara nesse gráfico a dependência e correlação do nosso mercado em relação ao mercado de comódites.

Em especial, interessante notar como a correção que se estabeleceu neste mês de Março está perfeitamente correlacionada a queda dos preços das comódites em questão, tendo o topo de 23/02 coincidido para os dois gráficos.
免責事項

これらの情報および投稿は、TradingViewが提供または保証する金融、投資、取引、またはその他の種類のアドバイスや推奨を意図したものではなく、またそのようなものでもありません。詳しくは利用規約をご覧ください。