SAPR4 vem numa tendência de baixa desde junho/2020, chegou a fazer um OCO invertido mas não conseguiu romper a resistência de 200 períodos muito por conta do anúncio de postergação do reajuste tarifário no fim do ano passado.
Segundo a XP Investimentos, o anúncio do reajuste tarifário de 2020 e o cálculo preliminar da revisão tarifária de 2021 da Sanepar são negativos. “Em primeiro lugar, a remoção do componente de diferimento da revisão tarifária de 2017 e a alteração do indexador de IGP-M para IPCA são sinais negativos de intervenção nas tarifas”, afirmou a XP.
“Em segundo lugar, ainda que não seja possível saber os motivos dos resultados da revisão tarifária estarem abaixo das nossas estimativas, o fato dos números estarem abaixo do que esperávamos nos inspira cautela”, afirmaram os analistas. Apesar disso a XP tem recomendação de compra nas ações da Sanepar!
Com exceção do reservatório de Piraquara 2 todos os outros reservatórios se encontram com volume de água abaixo da metade. Sobre os fundamentos a Sanepar é a vencedora entre seus pares, com BTC de 0,40% no caso da SAPR4, D.Y. de 4,36%, P/L de 6,43, EV/EBTIDA de 4,81, P/VP de 1,05, Dív. líquida/PL de 0,41, ROE de 16,40% e ROIC de 12,40.
Atualmente o preço do ativo está em patamares do desespero da pandemia, e realmente não encontro motivos plausíveis que empurrem o preço mais pra baixo. Talvez seja uma boa oprtunidade de investimento, é o que a análise fria mostra.