O mercado foi surpreendido nessa quarta-feira (20 de julho) com a notícia de venda de 75% dos bitcoins no tesouro da Tesla, de Elon Musk.
Segundo informações divulgadas publicamente as vendas ocorreram no Q2 (segundo trimestre) de 2022. Não sabemos exatamente quando cada venda foi realizada, mas conseguimos calcular o Preço Médio das vendas, ao saber a quantidade de BTC despejada no mercado e o capital em dólar adquirido com as vendas.
Quantidade de BTC = ₿43.200*0.75 = ₿32.400 Capital em USD = US $936.000.000
Preço Médio em Dólar (DCA) = US $28.888,89
Ao observar o gráfico de BTC/USD, procurando o Q2 (segundo trimestre) de 2022 e cruzando com o preço médio das vendas resultado do nosso cálculo, é possível identificar o período marcado, onde possivelmente ocorreram as vendas de bitcoin pela empresa de Elon Musk.
Notem que foi na mesma época das liquidações da Celsius Network e 3AC, em um dos piores momentos do Bitcoin.
Curiosamente, mesmo após a notícia bombástica o BTC continua respeitando o canal de alta de curto prazo traçado no final do gráfico, mesmo com uma pequena queda em reação ao susto. Será que isso vai se sustentar?
Só o tempo dirá.
De qualquer forma, é estimado que a Tesla assumiu cerca de 9% de prejuízo sobre estas vendas, indicando uma forte capitulação institucional que está alinhada também com todo o mercado capitulando nas últimas semanas, inclusive com mineradores de bitcoin vendendo 100% de seus ganhos com a mineração.