Os cortes voluntários da OPEP + são suficientes para apoiar os preços do petróleo no futuro?
Após a última reunião da OPEP+, o preço do petróleo bruto WTI caiu mais de 2%, para US $75 por barril, encerrando uma sequência de vitórias de dois dias.
Durante a reunião, a OPEP + concordou em reduzir a produção de petróleo no início do próximo ano em quase 2 milhões de barris por dia (bpd). Esta decisão foi estimulada por preocupações sobre ter muito petróleo no mercado coincidindo com o fim do corte voluntário de 1 milhão de bpd da Arábia Saudita.
A Arábia Saudita disse que continuará seu corte até pelo menos o primeiro trimestre de 2024. A Rússia também estendeu seu corte para 500.000 bpd no primeiro trimestre. O Iraque concordou em reduzir a produção em 211.000 bpd, e os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a cortar 160.000 bpd no primeiro trimestre.
No entanto, a OPEP+ também convidou o Brasil a participar do grupo. O Brasil disse que planeja se juntar em janeiro e aumentar sua produção diária de petróleo para 3,8 milhões de barris, contrariando as promessas dos outros membros de cortar a produção e apoiar os preços.